Mostra vinculada a festival espanhol de documentário musical ganha edição especial em Salvador
"Música para os olhos" acontece entre 01 de setembro e 08 de outubro, com exibições sete filmes e uma apresentação da cantora espanhola Ana Colom

Da redação
Salvador recebe, a partir de 1º de setembro, uma mostra especial vinculada ao In-Edit, uma das principais referências internacionais no campo do documentário musical. Com o título "Música para os olhos", a programação reúne sete filmes do Brasil, da Espanha e dos Estados Unidos, além de um concerto de flamenco da cantora espanhola Ana Colom.
A mostra é realizada pelo Instituto Cervantes Salvador, em parceria com o Cinematógrafo e o Circuito de Cinema Saladearte. As sessões, que serão mediadas pelos curadores do Cinematógrafo, os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos, acontecem semanalmente no Cinema do Museu, às quintas-feiras, até 8 de outubro, além da abertura, programada para 1º de setembro. Os ingressos terão valor especial único de R$16 por sessão e estarão à venda na bilheteria do cinema ou antecipadamente por meio do serviço de venda on-line do circuito.
Nascido em Barcelona há mais de duas décadas, o In-Edit expandiu sua presença para diferentes países e consolidou-se como um importante espaço de difusão do cinema documental musical. Em Salvador, o público poderá conhecer um recorte especial desse universo: uma seleção de filmes vinculados ao festival, ampliada com obras que estabelecem um diálogo direto com a música, a memória e a identidade cultural da Bahia.
Entre os principais vínculos da programação com a Bahia está "O Milagre do Candeal", dirigido pelo cineasta espanhol Fernando Trueba. O documentário acompanha o encontro entre o pianista cubano Bebo Valdés e o bairro do Candeal, em Salvador, onde a música, a educação e a ação social lideradas por Carlinhos Brown se transformaram em instrumentos de criação e mobilização coletiva.
A presença baiana se completa com "Aleluia: O Canto Infinito do Tincoã", de Tenille Bezerra, que acompanha o processo de composição do segundo disco de Mateus Aleluia e constrói um retrato sensível de sua obra, sua memória afetiva e sua trajetória artística.
A seleção apresenta também diferentes olhares sobre música, sociedade e criação. "La Marsellesa de los Borrachos" recupera canções populares da resistência espanhola durante a ditadura franquista; "El Canto de las Manos" acompanha três músicos surdos venezuelanos no desafio de interpretar, em língua de sinais, a ópera "Fidelio", de Beethoven; "Omega Wants to Dance" investiga a dança e o movimento como formas de consciência e expressão; e "Sun Ra – Do the Impossible" revisita a trajetória de uma das figuras fundamentais do jazz de vanguarda e do afrofuturismo.
Outro destaque é "La guitarra flamenca de Yerai Cortés", estreia de C. Tangana na direção e vencedor do Goya 2025 de Melhor Documentário. O filme acompanha o jovem guitarrista flamenco Yerai Cortés durante a preparação de um novo álbum e a descoberta de um segredo familiar, em uma narrativa sobre música, herança e reconciliação. A exibição será seguida por um concerto de flamenco da cantora espanhola Ana Colom, no Teatro do Goethe-Institut.
"Com esta mostra, queremos aproximar o público de Salvador de um festival que se tornou uma referência internacional do documentário musical, mas sem simplesmente reproduzir aqui uma de suas edições. Construímos uma programação própria, que parte de uma seleção vinculada ao In-Edit e incorpora filmes profundamente relacionados à Bahia, à sua memória e à sua extraordinária riqueza musical. O concerto de Ana Colom reforça ainda esse encontro entre cinema e música ao vivo. O resultado é um diálogo entre diferentes países, gerações e linguagens artísticas, pensado especialmente para a cidade de Salvador", afirma David Ruiz López-Prisuelos, diretor do Instituto Cervantes Salvador.




